Como criar um edital esquematizado?

Como criar um edital esquematizado?

Edital Esquematizado, Edital Verticalizado, Edital Personalizado... o importante é saber que conhecendo, de verdade, o conteúdo programático do seu concurso a preparação ficará muito mais fácil e organizada.
em 01 Novembro 2018
Início > Blog > Como criar um edital esquematizado?

Edital Esquematizado, Edital Verticalizado,  Edital Personalizado, chame da forma que quiser. O importante é saber que conhecendo, de verdade, o conteúdo programático do seu concurso a preparação ficará muito mais fácil e organizada.

Fica de olho nesta história que vou contar agora baseada nas diversas conversas que já tive com meus alunos...

 

Como entender o edital?

Pessoa com dúvida de como entender um edital?

Certo dia, um aluno iniciante de coaching para concursos me ligou desesperado:

(Aluno) - Mas, consultor, como eu faço para entender e otimizar o estudo com aquelas centenas de subitens de mais de uma dezena de matérias previstas no edital?

(Consultor) – Primeiro passo: não se engane. O medo que você tem de deixar, por algumas horas, o seu conhecido material de lado e identificar todos os pontos do edital, destacando aqueles que nunca viu ou que precisa priorizar o fará ganhar pontos e, muitas vezes, ampliar o seu conhecimento.

(Aluno) – Como assim? Se eu ler o edital, vou aprender alguma coisa?

(Consultor) – Não imediatamente. Porém, se você prestar atenção em cada ponto do conteúdo programático, com certeza, irá atrás de alguns tópicos da matéria pelos quais passou batido ou, até mesmo, que nunca ouviu falar.

(Aluno) – Como arrumar tempo para fazer isso, ler a doutrina, fazer exercícios?

(Consultor) – Se organizar é a melhor forma de ganhar tempo. As suas apostilas, livros e cadernos podem ser os melhores do mercado. Agora, nenhum deles foi feito pela banca organizadora do concurso especialmente para você.

(Aluno) – Não entendi.

(Consultor) – Nenhum professor de curso ou autor de livro, mesmo que conheça o edital, sabe o que foi mais lido e absorvido por você. Somente um estudo ativo e personalizado poderá separar o que realmente deverá ser priorizado na preparação, deixado para a última hora, revisto ou, se for o caso, ignorado, pois pode ser que lhe restem poucos dias de estudo até a prova.

Esse diálogo ilustra a realidade da maioria dos candidatos, e foi ai que tive a ideia de criar esse post para ensinar você uma forma simples e segura de criar o seu Edital Esquematizado.

 

Legal! Mas... o que é um Edital Esquematizado? 

Mulher sem saber o que é um Edital Esquematizado

Bom, agora que já sabe que entender o edital é muito importante...

Vou ensinar a você como criar o seu próprio edital esquematizado para potencializar sua preparação para concurso público.

Mas, antes de ensinar como fazer, você precisa saber o que é um edital esquematizado, não é verdade?

Edital Esquematizado é uma forma de conhecer e organizar o seu estudo, de acordo com os itens cobrados no conteúdo programático do edital.

Em outras palavras, vai pegar todos os temas cobrados no seu concurso e organizá-los em uma tabela, para ter uma noção exata do que não estudou e do que deverá ser revisto até a prova.

Para ficar ainda mais claro, fiz um passo a passo para você ver como fica na prática. 

 

Aprenda agora a criar seu Edital Esquematizado!

Com ferramentas muito simples você pode criar o seu próprio edital esquematizado.

No final deste artigo está disponível um modelo para você baixar e praticar.

No modelo, você vai encontrar o exemplo de apenas uma disciplina, para que entenda e reproduza para as demais, ok?

Mas antes de fazer o download, recomendo fortemente que você entenda cada passo da criação que vou informar agora:

 

1º Passo - Crie uma tabela no Word ou Excel

O primeiro passo é utilizar uma ferramenta para construção de uma tabela. 

As ferramentas mais comuns são o Excel e o Word, mas há no mercado diversas outras para construção de uma tabela.

Para quem tá começando agora, e precisa de uma ajudinha para saber mais sobre como criar uma tabela no Excel o no Word é só acessar os links abaixo:

Clique neste link para saber como criar uma tabela usando o Excel: https://support.office.com/pt-br/article/criar-e-formatar-tabelas-e81aa349-b006-4f8a-9806-5af9df0ac664

Clique neste link para saber como criar uma tabela usando o Word: https://support.office.com/pt-br/article/inserir-uma-tabela-a138f745-73ef-4879-b99a-2f3d38be612a

 

2º Passo - Preencha cada linha da tabela com um ponto do edital

As linhas serão preenchidas por cada ponto do edital. Aqui você pode juntar dois ou mais pontos em uma mesma linha, caso tenha certeza que são assuntos correlatos, que não podem ser cobrados ou estudados separadamente, veja o exemplo:

Linhas do edital esquematizado

 

3º Passo - Crie colunas para determinar o ponto de partida e sua evolução em cada ponto do edital

As colunas serão as seguintes:

1ª) AN – Assunto Novo é aquele assunto que você nunca estudou. Preste muita atenção nestes tópicos, pois, pode ser que uma rápida passada pelo conceito o ajude a responder por completo a questão da prova.

 

2ª) RE – Pontos que deverão ser revistos até a prova, seja porque tem uma importância muito grande no seu concurso ou por se tratar de um assunto que você possui dificuldade para memorizar e, com isso, precisará revisar nos últimos dias.

 

3ª) Ok – Temas que já foram estudados e não serão revisados até a prova, por falta de tempo ou por se tratar de um tema consolidado na sua memória.

Aqui vai mais uma dica: a quantidade de itens que farão parte dessa coluna vai depender muito da sua disponibilidade de tempo.

Assim, se ainda não há previsão de publicação do edital, é possível que você não queira marcar nenhum X nessa opção.

Por outro lado, caso lhe reste apenas um mês, terá que ser realista e tentar priorizar os assuntos mais importantes ou menos conhecidos.

 

4ª) Rendimento – nesta coluna, você colocará a porcentagem de acertos nos exercícios sobre o assunto que está na linha a ser preenchida. Essa marcação lhe ajudará a identificar qual das outras três colunas irá marcar.

 

Veja o exemplo de como deve ficar sua tabela após a inclusão de todas as colunas:

Colunas do edital esquematizado

Pronto!

Simples assim...

Agora fica bem mais fácil de você organizar seus estudos e potencializar seu aprendizado.

 

Nunca deixe de analisar cada item do edital!

Pessoa com megafone falando sobre a importância de analisar o edital

Eu repito porque é muito importante: não tenha medo do tamanho do edital, não se boicote deixando de analisar cada item, pensando que, assim, irá mais confiante.

O edital não é o seu inimigo e sim a forma de delimitar o que poderá ser cobrado.

Então, acredite nessa ferramenta! Você não vai se arrepender!

E como prometi, clique aqui para baixar o modelo de edital vertical.

E fica ligado,  criar um edital esquematizado é apenas uma das formas de organizar seus estudos para aumentar o seu rendimento.

Nestes links abaixo,  você pode conferir mais dicas incríveis sobre como organizar seus estudos e estudar melhor:

https://vpconcursos.com.br/blog/dicas-incriveis-para-organizar-sua-vida-em-torno-dos-estudos

https://vpconcursos.com.br/blog/4-dicas-incriveis-para-criar-prioridades-e-ser-aprovado

Bom estudo!

 


SOBRE O AUTOR DO ARTIGO

Augusto Garcia

Delegado de Polícia do Estado do Espírito Santo desde 2014. Aprovado, entre os nomeados, para Delegado de Polícia do Estado do Paraná (concurso 2013/2014). Advogou de 2010 a 2014, com ênfase em Direito Previdenciário. Graduado em Direito pela UFRJ (2010).


 

 


Aprenda junto com quem sabe o caminho das pedras e tenha a segurança de estudar certo e de forma organizada!

Treinamento personalizado para ser aprovado em concurso público, ter estabilidade e uma excelente remuneração para viajar pelo mundo e curtir a vida com as pessoas que ama. 

Clique aqui para saber mais!