Eu achava que seria pura perda de tempo e de dinheiro, e só posso dizer uma coisa...

Eu achava que seria pura perda de tempo e de dinheiro, e só posso dizer uma coisa...

Este é um post da série “conheça seu consultor”. Nesta edição, você irá conhecer a história do consultor Rafael Cabral, que após ter morado fora por 3 anos, decidiu retornar ao Brasil para se dedicar à concurso público, e assim, conseguir sua tão sonhada aprovação.
Escrito Por
RAFAEL CABRAL
em 26 Fevereiro 2018
Início > Blog > Eu achava que seria pura perda de tempo e de dinheiro, e só posso dizer uma coisa...

Olá, tudo bem?

Meu nome é Rafael Couto Cabral e estou aqui para contar para você um pouco da minha trajetória de estudante de concursos.

Eu sou natural de Santa Catarina e confesso que por lá, os concursos não fazem parte da vida das pessoas como aqui no Distrito Federal. Eu nunca fui um daqueles estudantes de Direito que desde o início da faculdade já estava me preparando para um certame, pois, na realidade, eu não via o serviço público como um meio de vida.

 

Cheguei a achar que estava fora do meu alcance...

Cheguei a achar que estava fora do meu alcance

Durante a minha graduação, o mais próximo que cheguei da vida pública foi ao realizar um estágio de um ano em um gabinete de juiz. Muitos até pensaram que isso me instigaria a partir para o sonho da magistratura, mas foi justamente o oposto que ocorreu comigo: decidi que a magistratura não era a minha praia.

Assim, após concluir minha faculdade, eu decidi morar no exterior e acabei morando por um pouco mais de três anos em Londres. Durante esse período, eu tive a oportunidade de fazer um mestrado na área de Direito Tributário. Foi durante a realização do mestrado, que eu tive a chance de conhecer não só pessoas de diferentes nacionalidades, como também outros brasileiros.

Nessa troca de vivências, eu conheci uma pessoa, que hoje é uma grande amiga e que naquela época me disse o seguinte: “Rafa, por que não estudas para o concurso de diplomata? Ele é tão a tua cara.” Bem, eu honestamente naquela época nem sabia o que era ao certo essa carreira. Eu imaginava que um diplomata apenas ficava viajando o mundo e que as indicações eram meramente políticas.

Claro que após pesquisar sobre a carreira e ver como o serviço público brasileiro havia melhorado em termos gerais, eu decidi que durante um dos meus retornos ao Brasil, eu visitaria Brasília e alguns cursinhos especializados no concurso em que estava interessado.

Eu fiz exatamente isso em agosto de 2010 e, logo de cara, eu acabei gostando bastante da cidade, pois ela era bem diferente daquilo que eu via na televisão.

Foi também nessa minha visita de apenas uma semana que eu tive a oportunidade de fazer amigos nos cursinhos e eu só posso dizer uma coisa: fazer amizades que possuem os mesmos objetivos é fundamental para um estudante de concurso!

Assim, após terminar meu mestrado e retornar definitivamente ao Brasil em janeiro de 2011, eu decidi me mudar para Brasília em fevereiro do mesmo ano para viver o sonho de estudante de concurso para diplomacia.

Como todos sabem, Brasília não é uma cidade barata, então meu plano inicial foi de estudar por meio da leitura de livros e materiais fornecidos por amigos que estavam realizando os cursinhos.

Ao chegar em Brasília em 2011, houve um concurso para a carreira de diplomata e eu prestei somente a título de experiência. Na minha cabeça, não havia problema algum em não passar, pois eu estaria mesmo preparado para o certame somente no ano seguinte.

Foi aqui que eu comecei a cair na realidade, pois ao realizar a prova em 2012 a nota que obtive foi a mesma do ano anterior, quando eu ainda nem estava estudando devidamente para o concurso!

Após esse péssimo resultado, eu até pensei em ir embora de Brasília, pois achava que os concursos eram algo muito além do meu alcance. Foi então que conversando com amigos que eu resolvi mudar o foco: deixei de estudar para diplomata e comecei a me preparar para o concurso de oficial de chancelaria.

 

As vezes é preciso mudar o foco...

As vezes é preciso mudar o foco...

Aqui eu farei um parêntese para esclarecer que cada pessoa tem de fazer uma autoanálise e decidir se deve manter o foco no concurso de seu sonho ou se é melhor tentar começar por carreiras com remunerações mais baixas, mas que irão de alguma forma ajudar a chegar no tão almejado certame dos sonhos.

Pois bem, eu decidi mudar o foco simplesmente pelo fato de ao começar a estudar para um concurso da área administrativa, eu poderia começar a prestar vários outros certames e não somente para aquele que eu almejava, pois a diplomacia é algo muito restrito.

Esse foi um dos problemas que senti ao estudar para a diplomacia, pois o concurso ocorre geralmente uma vez ao ano e isso acaba sendo péssimo para pessoas que não possuem experiência em concurso. Fica aqui mais uma dica aprendida a duras penas: simular e fazer concursos como teste são coisas essenciais para a aprovação em um futuro certame.

 

COMECE AGORA MESMO FAÇA O DOWNLOAD DE PROVAS E SIMULADOS GRÁTIS 

RECEBA CENTENAS DE PROVAS, QUESTÕES DE CONCURSOS E SIMUALDOS 100% GRATUITO PARA VOCÊ PASSAR MAIS RÁPIDO NO CONCURSO PÚBLICO DOS SEUS SONHOS.

Provas e simulados vp concursos

 

Chegou a hora de procurar ajuda especializada...

Chegou a hora de procurar ajuda especializada

Ademais, além de mudar o foco do concurso, eu decidi inscrever-me em um curso preparatório para a área administrativa e também buscar ajuda com especialistas em concursos. Foi aí que um amigo me indicou a VP Concursos.

Honestamente, no início eu fiquei um pouco receoso, pois eu achava que seria pura perda de tempo e de dinheiro (e olha que o meu era muito escasso naquela época!). De toda forma, eu decidi arriscar (afinal, quando estamos estudando para concursos, acabamos apelando para todos os lados hehe) e só posso dizer uma coisa: foi o dinheiro mais bem investido da minha vida, pois consegui combinar o aprendizado do curso preparatório com estudos mais focados.

Graças à VP Concursos, eu pude maximizar meu tempo de estudo por meio da elaboração de cronogramas; e eu também era constantemente monitorado por meio da realização de simulados e redações. Além disso, meu consultor estava sempre disponível para me auxiliar com dúvidas e na elaboração de recursos, mesmo isso não sendo uma obrigação da parte dele.

Assim, no início de 2013, os resultados vieram e eu consegui ser aprovado dentro das vagas em três concursos na área da educação: Inep (4º colocado) como técnico; Capes (3º e 44º colocado) como técnico e analista. Já no ano 2014, eu consegui lograr várias aprovações dentro das vagas no Judiciário como técnico e analista e, ainda naquele mesmo ano, eu fui aprovado dentro das vagas como analista no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que é o órgão onde trabalho atualmente.

Meu desempenho no ano de 2014 foi tão bom que cheguei a estar dentro do top 10 de aprovados no site Mundo dos Resultados. Como podem ver, eu me mudei para Brasília com uma ideia na cabeça, mas ao longo do percurso, eu acabei mudando completamente os meus planos. Eu acho que muitas vezes é o concurso que acaba nos escolhendo e não somos nós que escolhemos ele.

Foto do consultor Rafael Cabral

Hoje, eu estou muito feliz, pois sou um cara completamente independente financeiramente e feliz com os trabalhos que tenho desempenhado dentro e fora do Tribunal. Ah, se alguém me perguntar se fui aprovado para o concurso de oficial de chancelaria, a verdade é que eu fui aprovado e convocado em 2016, mas acabei ficando mesmo no TCDF, pois estou feliz aqui e preferi não mexer em time que está ganhando! Por saber justamente quanto é difícil muitas vezes o caminho da aprovação (e como sei!), eu decidi ser um dos colaboradores da VP Concursos, pois espero poder ajudá-lo com toda a experiência adquirida ao longo desses anos e encurtar o caminho da tão sonhada aprovação!

Pode ter certeza de que não medirei esforços para isso. Um forte abraço e bons estudos! 

 

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 CONCURSEIROS E ENTRE AGORA PARA LISTA VIP

Receba conteúdo prático, exclusivo e 100% gratuito, para você passar mais rápido em provas, exames e no concurso público dos seus sonhos.

Lista vip da vp concursos

Junte-se a mais de 30.000 concurseiros

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdo exclusivo e 100% gratuito sobre concursos