Professor Leonardo Murga, Auditor de Controle Externo do TC/DF, dá 3 dicas para um recurso de sucesso!
em 30 Dezembro 2016Olá pessoal, meu nome é Leonardo Murga e sou Auditor de Controle Externo do TC/DF. Obtive mais de 85% de sucesso ao elaborar recursos contra provas discursivas e peças técnicas nos recentes certames para ANAC, TRF-1, TCE/PR, dentre outros. Sempre sou questionado sobre como ter sucesso nos recursos para provas discursivas e peças técnicas. Então, sem demora, vamos ao que interessa:
1º Dica: Linguagem clara e objetiva: é importante ter em mente que examinador terá inúmeros recursos para avaliar e é fundamental não ser prolixo, bem como fugir de pedantismos, como por exemplo o uso de do latim fora de contexto; palavras incomuns (diapasão, toada, egrégio, peremptório, etc.); dentre outros. Percebam que o objetivo fundamental da comunicação é passar a mensagem sem ruídos, e não tentar impressionar a banca com seus conhecimentos.
2º Dica: Referencial teórico utilizado pela banca: o bom material é o que a banca utiliza para elaborar suas provas. Não há espaços para gostos ou paixões aqui. Para descobrir o material, devemos observar como são elaboradas não apenas as questões discursivas, mas as objetivos também. E não, Wikipedia não serve como fonte, certo? Mesmo que a banca a utilize para elaborar a questão, a mesma não serve como fonte de recursos. Sim, estou falando como você, FGV!
3º Dica: Apenas uma palavra de conforto: fé! Espero que tenham gostado das dicas! Eu sei que o momento está difícil e sei que os concursos estão minguados, mas isso não é razão para nos desmotivarmos! Irá triunfar aquele que estiver melhor preparado e que estiver dando duro, enquanto os outros perdem tempo reclamando.
Um forte abraço e até as próximas dicas!
Blog
Artigos Relacionados
-
20 jul 2023
-
07 jun 2019
-
03 out 2019
-
17 dez 2018
-
01 nov 2018
-
28 set 2018
-
19 dez 2018
-
01 mar 2018
-
30 jul 2019