Ideias para estudos do ENEM!

Quer ser aprovado no ENEM? Saiba como estudar melhor!

em 09 Março 2017
Início > Blog > Quer ser aprovado no ENEM? Saiba como estudar melhor!

Quer ser aprovado no ENEM? Saiba como estudar melhor! É tão boa a sensação de confiar em alguém, não acha? E quando esse alguém é seu professor, aquela pessoa que está ali para te amparar nos momentos de dificuldade e te por para cima quando a vontade é desistir. Você já teve essa experiência? A professora e consultora VP Concursos Isadora Jinkings é uma dessas profissionais que entende o aluno e está sempre ao seu lado. E pensando em você , ela elaborou um material incrível, para te ajudar a estudar melhor e ser aprovado no ENEM. Confira estas dicas e deixe seu comentário! A professora Isadora irá respondê-los pessoalmente.  

COMO ESTUDAR MELHOR PARA O ENEM.

COMO ESTUDAR MELHOR PARA O ENEM. Olá, queridos alunos! Antes de começar, gostaria de me apresentar. Eu me chamo Isadora, sou formada em Pedagogia, graduada em Orientação Educacional, e especialista em Psicopedagogia. Hoje trabalho também como Auditora Federal de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional. Antes disso, fui aprovada na Receita Federal, como Analista Tributária da Receita Federal do Brasil e Analista Administrativo no INCRA. Depois de alguns anos trabalhando na área de educação resolvi estudar para concursos. Durante esse processo de estudos tive que trabalhar e estudar muito – pois a área para qual eu estava prestando concursos era completamente diferente do que eu já havia estudado, e foi aí que percebi que o sucesso vem de uma receita básica: disciplina, foco no objetivo e esforço. E foi isso que me fez chegar até aqui. Agora vamos ao que interessa: o início da SUA jornada! Porque em breve será você que estará contando sua história de sucesso. Continue lendo para saber mais sobre:

 

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 CONCURSEIROS E ENTRE AGORA PARA LISTA VIP

Receba conteúdo prático, exclusivo e 100% gratuito, para você passar mais rápido em provas, exames e no concurso público dos seus sonhos.

 

lista vip da vp concursos

 

COMO ESTUDAR MELHOR? ORIENTAÇÕES INICIAIS.

COMO ESTUDAR MELHOR? ORIENTAÇÕES INICIAIS.Se você come, dorme e fala ao telefone todos os dias, também pode estudar todos os dias. Com esse exemplo, quero induzir a você a encarar o estudo como parte vital da sua vida, ao menos nessa fase. Acredite, dá resultado! Não precisa estudar 12 horas por dia, é mais proveitoso, para que seu cérebro apreenda o conhecimento, que você estude umas boas horas diariamente. Estudo exige constância e equilíbrio. É claro que você vai ter que abdicar de alguns momentos com a família, namorado, amigos ou do seu fim de semana, algumas vezes, mas, no final, você vai ver que isso tudo compensa muito e fica bem pequeno perto do objetivo conquistado.  

ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR OS ESTUDOS. ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR OS ESTUDOS.

Minha estratégia é dividir o tempo em semanas. Isso traz uma perspectiva mais realista do decurso do tempo. Dividir o tempo em meses dá a falsa impressão de “tempo de sobra”. Pensar que sua prova é daqui há três ou quatro meses, cria a ideia equivocada de que ainda se tem muito tempo pela frente. Porém, três meses são apenas 12 semanas! Viu como sua percepção mudou? É possível estudar muito nesse período, desde que você assuma um compromisso com você mesma e fique convicto que o tempo voa. Não o desperdice. Abdique de alguns prazeres, salvo o de dormir, mas sem exageros, oito horas são, normalmente, suficientes. Procure a rotina: dormir e acordar no mesmo horário. Mas nunca vire noites estudando, seu cérebro precisa descansar para sedimentar o que você estudou durante o dia.  

CICLOS DE ESTUDO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

CICLOS DE ESTUDO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER!O estudo deve seguir ciclos durante o dia. Em geral, você não deve passar mais de uma hora e meia em cada disciplina, às vezes é tentador continuar uma matéria que gosta. Mas acredite, seu cérebro fica relaxado após esse período. Dê um susto nele, mude de disciplina após esse período. É claro que se você estiver terminando um capítulo pode ir mais um pouquinho, mas tenha sempre isso em mente. Para obter aprovação você deve saber muitas matérias. Não adianta ser um expert em uma e não saber a outra. Por isso, devemos avança com as matérias em blocos. Nunca deixe dúvidas e assuntos mal compreendidos passarem para avançar a matéria, porque você vai ter maior aproveitamento em algumas, já que terá uma base e afinidade anterior que o ajudará, e em outras você estará lendo pela primeira vez. Certamente você terá que se dedicar mais a suprir suas deficiências de conhecimento nas novas disciplinas e naquelas de menor afinidade.  

COACHING E METODOLOGIA - COMO, QUANDO E O QUÊ ESTUDAR.

COACHING E METODOLOGIA - COMO, QUANDO E O QUÊ ESTUDAR. O estudo sob supervisão pode ser determinante para sua aprovação. Não há atleta sem treinador pessoal. A supervisão via coaching para provas do ENEM e vestibulares, pode alavancar seu desempenho, desde que você siga as orientações do seu treinador. Claro que há uma flexibilidade, o dialogo é fundamental, mas procure seguir o mais fiel possível às orientações sobre como, quando e o quê estudar. A estratégia de estudo será sempre adaptada ao seu perfil, conhecimento anterior e tempo disponível. Para isso,é necessário a sua realimentação (“feedback”) constante. Mas a aprovação somente virá com sua dedicação e comprometimento. Entretanto, se você ainda não possuí treinador pessoal, não se preocupe. Aqui vão três dicas que passo para os meus alunos. Acredito que podem ajudar você também:

1. Registro das horas de estudo e horas líquidas

Primeiramente, é muito importante registrar suas horas de estudo, para você ter controle do seu tempo dedicado aos estudos. Estudar significa sentar na cadeira e ficar horas lendo a matéria, resolvendo exercícios, fazendo resumos e revisando o conteúdo, de acordo com o ciclo encaminhado para você (não é o máximo?).

 2. Meta de Estudo

Sua meta de estudo deve ser um compromisso pessoal diário. Tendo em mente seu tempo disponível para estudar, trace metas de estudo diárias e semanais. As metas de estudo têm que ser, simultaneamente, desafiadoras e realistas, pois se você colocar uma meta inalcançável, ela vai te gerar frustração e desestímulo caso não consiga. Ao mesmo tempo, não pode ter moleza, aperfeiçoe, aperfeiçoe, aproveite seu tempo. Lembre-se: seu pior inimigo é você e seu melhor amigo também!

3. Pré-leitura

É importante, a fim de agilizar o estudo e focá-lo melhor, dar uma lida nas questões do livro, ou PDF, antes de começar a leitura do material teórico referente, apesar de não saber as respostas ainda vai ajudá-la a tornar o estudo teórico mais eficiente. Ao ler os enunciados das questões, já vá prestando atenção sobre como a banca está perguntando. Olhe palavras-chave, citações recorrentes nas questões (perceba o que a banca quer) para quando for ler a teoria ela esteja focada nos itens de maior importância. Recomendo, ainda que, antes de começar a ler, dê uma olhada em como o capítulo é estruturado. Leia apenas os títulos e subtítulos, e, ao final, volte, e comece a ler “editadamente”. Concentrando-se naquilo que filtrou anteriormente.    

PASSO A PASSO! LEITURA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. 

PASSO A PASSO! LEITURA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES.

1° passo: Leitura com grifos

Sendo assim, o primeiro passo é uma leitura atenta, já com as palavras-chave identificadas, só após as questões você vai retornar aos pontos principais e grifar as palavras chaves, fórmulas e dicas. Você pode usar anotações dinâmicas, mapas ou pequenos resumos nesse momento também. Atenção: não grife tudo, senão você estará contrariando a razão de ser dessa técnica, pois quem grifa tudo não realça nada.

2° passo: Revisão das aulas

No caso de aulas presenciais ou vídeo-aulas, você deve revisas as anotações das aulas que teve. Essa revisão não poderá ultrapassar 1 hora do seu ciclo.

3º passo: Resumo

Depois que você terminou de ler o capítulo do livro, grifando atentamente as partes mais importantes, identificando as palavras-chave, faça um resumo (pequenas anotação, mnemônicos ou mapas) à mão daquele capítulo num caderno. Use, de preferência, canetas hidrocores de várias cores, e um caderno que tenha folhas fáceis de serem destacadas para que você, quando terminar os resumos de todos os capítulos daquela matéria, possa usar esse material resumido para fazer revisões posteriores. Assim, quando você precisar relembrar esse conteúdo, não precisará reler o capítulo inteiro do livro, mas apenas seu resumo.

4° passo: Resolver questões

Você fará os exercícios das matérias estudadas tanto no dia como alguns dias depois. Isso forçará sua memória de longo prazo, pois se você fizer os exercícios assim que acabar de ler o capítulo, seu índice de acertos será muito maior, mas não servirá como indicador de retenção prolongada da matéria. Essa, certamente, é uma boa técnica de estudo para usar no período que antecede a prova.  

RESUMINHO DE ANOTAÇÕES DINÂMICAS.

PASSO A PASSO! LEITURA E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES. Pessoal, vocês sabem que eu vivo batendo na tecla do “faça muitas questões”, porque questões são ótimas treinadoras. Com os mapas mentais funciona do mesmo jeito: o primeiro mapa mental vai ser super difícil de ser feito. A mesma coisa vai acontecer com o segundo, o terceiro, o quarto… quando você chegar ao seu vigésimo mapa mental, você já vai estar bem melhor. Em minha preparação eu fiz milhares de fichas de estudos, e elas foram essenciais no momento da revisão . Então fique com o seguinte pensamento: Todo bom professor de cursos em PDF e todo bom escritor de livros para concursos traz alguns textos relativamente grandes para que o conteúdo de suas aulas seja realmente entendido. Isso não significa que tudo o que está ali deva ser passado para sua ficha-resumo. Então, lembre-se: são muitas fichas a fazer, mas poucas palavras. Conforme você constrói seus mapas, você percebe o que é importante e o que é descartável na memorização a longo prazo. Meus mapas mentais eram bem simples, primeiro que eu não sou boa em desenho, em segundo, isso me bastava pra revisar, e esse era meu único objetivo. Percebam que, em meus mapas mentais, eu usava o mínimo de conteúdo possível, e acabava conseguindo revisar aulas de 3h30 em até 5 minutos. Incrível, não é? Há, para fixar melhor, vou disponibilizar abaixo alguns mapas mentais voltados para o vestibular, Vejam exemplos:

Exemplo 1:

Exemplo de anotação dinâmica. Aprenda como estudar melhor para o ENEM.

Exemplo 2:

Exemplo de anotação dinâmica. Aprenda como estudar melhor para o ENEM.

Exemplo 3:

Exemplo de anotação dinâmica. Aprenda como estudar melhor para o ENEM.

Exemplo 4:

Exemplo de anotação dinâmica. Aprenda como estudar melhor para o ENEM. As fichas de estudo nada mais são do que uma síntese do que você aprendeu. Agora, prestem atenção para não cometer este erro: nunca, nunca, NUNQUINHA faça “resumo de resumo”. Escrever na aula e “passar a limpo” depois é perda de tempo. Isso não é uma forma de revisar o conteúdo, mas sim de gastar horas que poderiam ser usadas para aprendizagem de conteúdos novos. Lembrem-se: as revisões têm que ser RÁPIDAS. Treine, faça muitas fichas em casa, e, depois, caso você goste de aulas presenciais (ou vídeo aulas), faça as fichas durante essas aulas . Leve suas canetinhas, seus lápis de cor para a sala de aula. Muita garra, força, energia, fé e foco no estudo de vocês!   Quer saber mais sobre coaching para o ENEM e conhecer outras dicas da professora Isadora Jinkings? Assista o vídeo a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=vu3L3I2Oznw   Quer continuar recebendo dicas valiosas para ficar mais próximo da sonhada aprovação? Então, siga a professora Isadora Jinkings no Instagram e Facebook ou siga a VP Concursos na redes sociais, e continue acompanhando nosso BLOG, para tenha acesso a mais conteúdos como este!  

 Sobre a autora:

Consultora Isadora, autora da matéria.

ISADORA JINKINGS

Consultora

Pedagoga, graduada em Orientação Educacional e Pós- Graduada em Psicopedagogia. Aprovada nos seguintes Concursos: Receita Federal do Brasil – RFB,/ 2006, no cargo de Analista Tributária; Analista Administrativo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -INCRA/2006; Auditora Federal de Finanças e Controle/2013 – Área Contábil.

 

O que a mídia está falando sobre consultoria e coaching para Enem e Vestibulares.    

Os segredos que os concurseiros aprovados não contam

Vai se preparar para o concurso da Câmara? Montamos um post com dicas matadoras para o concurso da Câmara dos Deputados, saiba mais! Listamos 4 motivos para você descobrir porque deve investir toda sua energia no concurso do TST, confira! Precisa de um coach para auxiliá-los nos estudos? Mande um Whatsapp! 61 99650 7391 Ou clique aqui e deixe sua mensagem, que entraremos em contato! Gostou do post de hoje? Compartilhe com os seus amigos! Compartilhar é ajudar. Mostre para uma pessoa querida que você se importa com ela.