Aprenda o que fazer quando for necessário dar uma pausa nos estudos.

Vou me ausentar, e agora? Aprenda o que fazer quando for necessário dar uma pausa nos estudos.

Aprenda o que fazer quando for necessário dar uma pausa nos estudos e com o planejamento certo minimizar o prejuízo que você vai ter na sua preparação para concurso público.
em 18 Janeiro 2019
Início > Blog > Vou me ausentar, e agora? Aprenda o que fazer quando for necessário dar uma pausa nos estudos.

Muito alunos perguntam-me:

o que eu faço quando tinha/tenho muitos afazeres e preciso dar uma pausa no estudo, ou naquilo que seja.

Como estudar (ou não devo estudar?) de modo a minimizar os prejuízos em meu ritmo de estudo quando preciso fazer uma pausa em um tempo determinado?

Aqui, duas coisas são essenciais, o planejamento prévio (por isso sempre digo aos meus alunos para avisarem-me de tudo o que acontece em suas rotinas) e perceber que existem alguns tipos de pausas, desde as mais pequenas àquelas mais longas.

 


 

Planejamento é fundamental

Planejamento é fundamental para estudar para concurso

Primeiro, eu sempre me planejei muito.

Se eu sei que farei uma viagem ( e nesse caso de algo mais longo como geralmente ocorre antecipadamente conseguimos programar o estudo), eu estudava antes de viajar algo mais complexo (nem que pausasse o estudo de outra disciplina), que me requeresse mais concentração, adiantava determinada matéria, mesmo que estudasse só ela durante um período, e deixava algo menos complexo, com o que eu tenho mais afinidade para estudar na viagem.

Isso faz com que minimizasse a possibilidade de desconcentração por estar estudando algo com o que já tinha certa familiaridade, o que facilitaria a manutenção da minha rotina de estudos naquele momento.

Outra dica é levar em conta o seu próprio material de estudo para decidir o que levar na viagem, não levava um grande manual, mas um resumo/sinopse pois a logística é mais complicada em viajar com material extenso então não me dificultava as coisas.

Não levava o vade mecum, sempre estudei pela legislação do site oficial do planalto em Word ou pdf, levava o tablet e ia grifando tudo que achava importante. Note que NUNCA dei o foco em não estudar. 

 

# Incorpore o hábito de estudo

Sem me martirizar por aquelas horas não estudadas, para mim o que deu certo foi incorporar hábito de estudo, principalmente no início não me preocupava com a quantidade de horas, mas com a constância de incorporar uma rotina, todos os dias que fosse meia hora.

Aqui vai uma métrica que você pode usar: estudos mostram que estudar meia ou uma hora por dia durante 30 a 60 dias, mas TODOS os dias, é o ajuda você a incorporar o hábito do estudo.

Lembre-se que os três primeiros meses são cruciais para incorporar um hábito de estudo, geralmente quem não desiste nesse prazo, consegue seguir umritmo bom de estudo.

O ser humano não é uma máquina de produção em série, você não irá produzir todos os dias a mesma coisa, aceite isso.

 

O que fazer em cada tipo de pausa nos estudos

O que fazer em cada tipo de pausa nos estudos

Existem outros dois tipos de pausa no estudo: aquela da sua rotina em tempo ocioso e aquela em virtude de uma emergência ou algo que não era possível programar ( como até então vinha expondo para vocês)

Primeiro, no meu tempo ocioso ( exemplo: operar meus afazeres domésticos, tempo no carro, ônibus) sempre tinha a Constituição Federal no celular para dar já lida.

Já havia lido ela é grifado diversas vezes então usava esse tempo para uma revisão de diploma que já tinha sido bem visto. 

Também pode assistir a vídeo aulas do youtube de um assunto que ache fácil e deseje apenas revisar ( eu usava isso quando estava cozinhando, lavando louça, etc).

 

# Como saber o que é importante grifar?

Nesse ponto, para saber o que é importante de grifar, selecione um livro com o qual tenha familiaridade para iniciar a técnica.

Leia o livro com calma e complemente o seu material com aquilo que achar mais importante ou que pode esquecer.

 

Perguntas que podem te ajudar sobre o que deve estar no seu foco

Após assistir à aula, ou ler o livro, e fazer questões, o que tirei disso? 

O que é importante?

As questões se repetiram?

Errei esse artigo de lei mais de uma vez?

Qual será a minha atuação prática no cargo almejado? 

Se a prova fosse daqui um mês eu lembraria disso? 

 

# E quando é uma pausa sem tempo previsto?

O último, como eu disse, é o tempo perdido no supermercado,  fila do banco, consulta médica, no qual nunca vamos saber quanto tempo passaremos, pois depende da fila, etc. 

Aqui vale a mesma regra, não sugiro que tente aprender algo novo do zero nesses momentos, mas esteja preparado, tenha alguma lei no celular para dar uma lidaleve o tablet na bolsa quando da consulta médica, escute a uma aula.

Outra coisa que fazia era pegar um livro de discursivas e já ir treinando as questões, levava um livro e só lendo os comentários sobre o que era importante no esqueleto da peça processual ou na abordagem do tema, quando chegava em casa tentava reproduzir tudo.

Nesse ponto noto que o aluno entra em um círculo vicioso de se penalizar quando não consegue estudar.

Alguns me perguntam: Laura, o que eu faço se acontece alguma emergência, preciso levar meu filho ao médico.

O aluno acaba se penalizando por algo que não depende dele

Note que você deixaria de levar seu filho ao médico?

A pergunta em si já parece absurda.

Não depende de você e inquestionavelmente você não abrirá mão de levá-lo, ponto (já ouvi relatos de mães que não conseguiam nem ao menos se afastarem por algumas horas do filho para estudar, mesmo quando deixavam-no com alguém da família).

Você não deve deixar de dar atenção a sua família.

Além do mais, problemas acontecem e não conseguimos gerenciar toda a nossa vida, imprevistos acontecem e tudo é questão de uma prioridade momentânea.

Nestes casos, estude se der, ou compense em outro dia, estude mais no final de semana, etc.

Você não pode controlar a fila do banco ou a sua saúde.

Experiência própria: quanto mais você deixa de cuidar de sua saúde, quando seu corpo 'para', mais tempo você demorará para retomar os estudos. ( Se quiser saber como cuidar de sua saúde e estudar para concursos não deixe de ler este artigo: https://vpconcursos.com.br/blog/concurso-publico-engorda).

Algumas coisas podem ser delegadas, seu marido levar o filho ao médico quem sabe, tente ajustar sua rotina no que for possível, te ajudará a deixar mais leve a jornada.

Converse com todos pois a aprovação não muda somente a sua vida, mas a de todos ao seu redor. Contudo, se tiver algo que não pode ser delegado, paciência...

 

Não se desestimule!

Não se desestimule por ter que dar uma pausa nos estudos

Não se desestimule, pois, a maioria dos aprovados não tinha tempo para estudar mais do que 4 horas por dia, em virtude do trabalho ou o que quer que seja.

A propósito muitos alunos me perguntas se devem largar seus empregos para estudar mais tempo, e quando ou pergunto: Você tem essa possibilidade?

Como vai se sustentar?

Vem um imenso cricricri, o silêncio absoluto.

Note que criamos problemas que não existem (e claro me incluo aí pois ninguém é perfeito), o que não tem remédio, remediado está, você está pensando na possibilidade de fazer algo que depois você mesmo diz que não pode fazer no momento, note o gasto de energia mental em algo que não tem solução.

Estudar para concursos demanda tempo, investimento cognitivo, financeiro, emocional, é um projeto de vida, de longo prazo, e você precisa incorporar uma rotina que seja sustentável para seu corpo e mente em longo prazo.

O estudo não é o calvário, você não está pagando penitência.

Seja grato pela oportunidade de esta estudando, pois muitas pessoas não a tem!

A experiência me mostra que quem consegue ver o estudo para concursos como uma jornada de autoconhecimento, não digo jurídico apenas, mas de gerenciamento emocional, de empatia com o próximo, de tornar-se uma pessoa melhor e orgulhar-se disso, aprendizado com os erros, quem percebe isso costuma passar talvez mais rápido e com menos sofrimento.

Não evite o sofrimento, acostume-se com ele: você vai duvidar, vai pensar em desistir, vai achar que não é para você, vai se afastar de pessoas, ter privações, mas depois da aprovação e nomeação tudo volta ao normal.

Não use um 'chicotinho mental' para se penalizar por não ser perfeito.

É muito frustrante a vida das pessoas que tentam ser perfeitas, pois em um mundo com 8 bilhões de pessoas, certamente muitas serão melhores do que você em algo.

Aceite-se, é o primeiro passo, depois mude o que não está legal, retome sua rotina, verifique se não consegue compatibilizar sua ausência com algum tempinho de estudo, por menor que seja.

Mas atente-se, não deixe de ficar com sua família, pois você precisa deles.

Ninguém é feliz sozinho e não adianta você ser aprovado e não ter ninguém para compartilhar suas alegrias.

No final sugiro que não deixe de estudar para manter o hábito de estudo, não faça pausas maiores do que 2 ou 3 dias, mas pode diminuir o ritmo, estudando menos horas por dia nesse período de final de ano, ou estudando algo mais leve, do que você goste (mas claro, cuide para não negligenciar as outras disciplinas, e sobretudo após esse final de ano, retome com gás total).

Tudo o que eu falei é com base no que apliquei para mim, em minhas conversas com outros, e no que foi dando certo ao longo do tempo.

Isso tudo é muito pessoal, mas tente aplicar algo... 

Espero ter te ajudado!

Grande abraço.